segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FILME WALL-E



A princípio, após introduzir o assunto e assistir ao filme Wall-e, comentar com os alunos alguns pontos de discussão, como:

* O filme é uma história real ou fictícia? Por quê?
* Quem era Wall-e? Para que ele foi criado? O que o tornava diferente dos demais?
* No início do filme a Terra estava diferente do decorrer do filme, assim como após o fim da trama, as imagens apresentam uma visão otimista em relação à recuperação do planeta. Quais são estes estágios e quais as ações humanas para que estas modificações acontecessem?
* Quem era Eva? O que ela vinha buscar na Terra? O que Wall-e lhe deu que a agradou  tanto? Qual a razão?
* E os seres humanos? Onde viviam? Como era sua vida tecnológica na nave?
* Quais os riscos para a saúde de um modelo de vida sedentário e despreocupado com o meio ambiente?
Obs: Também pode ser uma boa alternativa criar um pequeno dicionário no caderno dos alunos (a partir do real) sobre as palavras que eles menos souberem significados.

Uma sinopse do filme, facilmente encontrada na internet, pode ser lida aos alunos, contando um pouco mais sobre a criação e intenções do filme. Como introdução, isso pode ajudá-los a se interessar e prestar ainda mais atenção no vídeo que se pretende explorar.


Seguem algumas sugestões de atividades, algumas elaboradas por mim, outras retiradas da internet.
Bom trabalho em sala!!

 

 

 


 


 
(Clique para ampliar!)

CONTINUANDO...
SALA DE INFORMÁTICA!

Este joguinho é ótimo para coordenação motora e, principalmente, diversão... Amei jogá-lo.
A lateralidade entre direita e esquerda, tão necessária na alfabetização, também é explorada. Deem uma olhadela, vale a pena!


...

E após o jogo, aproveitando as sensações dos alunos diante do desafio de manter a bola em ação, que tal um 'jogo matemático' em sala? Contas e descontração sempre fazem bem!


Até Breve!

Observação Importante!
Registro aqui meu agradecimento à coordenadora Kelly Kobor que me ensinou a montar sequências didáticas a partir de diversos materiais, me auxilia na escolha e elaboração de muitas delas, além de me indicar e doar outras já prontas. Além de uma excelente profissional, a sua humanidade conta muito para que todos cresçamos juntos como professores e como pessoas, podendo - assim - melhor contribuir para a formação dos nossos alunos. Beijo!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. O filme se chama Wall-e precisa assistir pra entender a sequencia didática. É lindo ótimo para trabalhar contextualizado. Fala sobre meio ambiente, lixo, plantas, amizade e muitos outros temas que podem ser abordados.

      Excluir
    2. To tentando tem um tempão, vi o filme no youtube mas ele ficava só repetindo, tava todo cortado, e com qualidade ruim

      Excluir
  2. uma sonda espacial que precisava encontrar vida na Terra para que os homens pudessem voltar, no entanto, ela acaba deixando sua função de sonda pela amizade que surgiu com wall-e

    ResponderExcluir
  3. O que eva faz fom cada um dos objeto, depois que wall-e os entrega?

    ResponderExcluir